Raquel Rodrigues

Eu sou empreendedora, curiosa, criativa, escritora, palestrante, facilitadora e networker
por vocação.

Experimente a Yin Felicidade

yin felicidadeContemple a Yin Felicidade

A vida é nosso caminho. O Tao, como se diz em chinês. É o espaço que percorrermos da nossa concepção ao cessar de nossas atividades biológicas e o que fazemos com o tempo que recebemos de presente.

E mesmo quando nos desviamos, buscamos um atalho ou escolhemos um lado da bifurcação, sempre sabemos como ou damos um jeito de voltar para casa, para nosso interior. Acontece que, muitas vezes, não queremos retornar, não queremos olhar para nosso Eu, nossa essência. Preferimos nos afastar e passamos a andar em círculos.

Nos perdemos?

A lógica não é linear. O Taoismo, tradição filosófica e religiosa originária da China, enfatiza a vida em harmonia com o Tao. Yin e Yang são seus conceitos que representam essa dualidade de forças opostas e complementares que encontramos em tudo que existe, entre o chamado de volta ao caminho e o seu distanciamento consciente ou inconsciente.

Enquanto pensamento, Yin é a mente intuitiva e Yang é o intelecto. Yin traz a tranquilidade contemplativa receptiva e Yang a vigorosa ação criativa.

Percebo que vivemos numa sociedade em constante frenesi, demasiado Yang. Corremos, agimos, fazemos, falamos. Muitas vezes sem pensar. Aborrecimentos, desentendimentos, discussões, reclamações e mágoas como resultado.

Nos tornamos acumuladores do mal?

O equilíbrio não é ausência de movimento. Yin e Yang em harmonia ditam o fluxo, um somente existe pela existência do outro. Nem bem, nem mal. Nem positivo, nem negativo. Temos que buscar pelo curso.

O estado Yin permite a interiorização. A pausa para ouvir em silêncio nossa própria voz. A calma para sentirmos nossa própria paz. A contemplação da nossa própria felicidade. Tudo que já é em nós.

Segundo o Tao Te Ching (O Livro do Caminho e da Virtude):

“Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido.

Na busca do tao, todos os dias algo é deixado para trás.

E cada vez menos é feito até se atingir a perfeita não-ação.
Quando nada é feito, nada fica por fazer.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo.”

Deixe ir suas preocupações, sua vontade de controlar tudo, o excesso de esforço para ter isso ou aquilo. Deixe vir a coragem, o perdão, o amor e a verdade. Experimente no Yin a felicidade.