Raquel Rodrigues

Eu sou empreendedora, curiosa, criativa, escritora, palestrante, facilitadora e networker
por vocação.

Aquela época de clarear intenções

White note book paper with pencil and crumpled paper on a wooden deskÉ com clareza e autoconhecimento
que você alcança seus objetivos

Um filme está passando pela minha mente nesse instante. Quantas metas eu já tracei, quantas realizei, quantas mudei no meio do caminho e quantas nem cheguei perto de concretizar! Acredito que com você aconteceu também.

E sempre tem aquela época do ano em que paramos para refletir, um pouquinho que seja, sobre o que planejamos, o que deu certo ou no que deixamos a desejar. Essa época é agora.

Não digo isso porque 2016 está acabando. É agora mesmo! No momento presente, no hoje.

Eu sei que é confortável pensarmos que daqui alguns dias teremos um ano novo inteiro pela frente para alcançarmos tudo que almejamos. Ou seria a procrastinação nossa de cada dia?

Autoconhecimento para a programação

Nunca fui das pessoas mais organizadas e sofria para planejar minhas metas, principalmente de logo prazo, focando demais no profissional e quase nada no pessoal.

Em 2013 conheci o livro Descubra seus Pontes Fortes, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, que traz um teste para identificarmos nossos cinco talentos dominantes.

Os meus são Autoafirmação, Ativação, Positividade, Responsabilidade e Carisma. Ou seja, tenho fé que sou capaz de realizar o que me proponho com entusiasmo, comprometimento e conexão com as pessoas. Fez total sentido porque sou de agir.

Esse autoconhecimento me ajudou a interiorizar a pessoa que quero ser, a olhar para todos os âmbitos da minha vida, programar metas prioritárias e secundárias para cada um deles, determinar prazos adequados e formas de acompanhar, e como criar os novos hábitos necessários para fazer tudo isso acontecer.

Clareza para o sucesso

Tão importante quanto definirmos objetivos é termos clareza de quem verdadeiramente somos e do que realmente queremos. Para harmonizar nossa vida e permanecermos no sucesso é imprescindível consciência, automotivação e foco. Do contrário, a rotina nos engole em autossabotagem.

O fato é que não precisamos condicionar nossa busca a um calendário convencional. Cada um de nós tem o poder de praticar seu próprio tempo, de encarar os desafios com leveza e diversão. Agora.

Que tal uma experiência diferente para essa época?

Pegue seu plano ou as ideias que tem para formular um e estabeleça o que é possível efetuar hoje, durante a próxima semana e até o dia 30. Descreva ao lado dessas ações qual sentimento experimentará ao atingir o que quer. É revigorante!

Paralelamente, comece a alinhar seu ser com o que faz sentido ter e desenvolver em cada área. Pense em seus objetivos de forma sensorial, como se já estivesse vivenciando o resultado, coloque quando irá começar e defina uma frase curta, afirmativa e bem positiva para cada um, como essa que uso: “Eu sou próspera, criativa e motivada”.

Conceba qual é o primeiro, segundo e terceiro passo a dar, analise suas limitações atuais, as alternativas que possa adotar e os recursos primordiais. E faça!

Aproveite sim as festas de fim ano para celebrar suas conquistas, renovar e fortalecer suas intenções. Dê o seu melhor todos dias e acredite em tudo de bom que pode acontecer antes, durante e, claro, depois do Carnaval.

Para ajudar, ofereço gratuitamente um modelo em Excel para Formulação Positiva de Objetivos.

download-modelo-formulacao-01