Raquel Rodrigues

Eu sou empreendedora, curiosa, criativa, escritora, palestrante, facilitadora e networker
por vocação.

Ser autêntico é ser simples

seja autêntico

Você quer empreender? Seja autêntico!

Nas apresentações que faço, eu digo que minha proposta é conectar e encantar pessoas por meio de palestras, workshops, treinamentos, eventos e mentoria de uma maneira própria e autêntica. Acredito que, de modo geral, as pessoas querem deixar sua marca naquilo que fazem e serem lembradas.

Aquela comida que só sua mãe sabe fazer, o conteúdo de química que entendeu quando aquele professor explicou, aquela tecnologia de vanguarda que te proporciona infinitas possibilidades, aquele autor que te toca com suas palavras, aquela banda que acelera seu coração com suas músicas.

Sempre reflito sobre o que me torna única. Primeiro que neste planeta não há ninguém igual a mim, nem haverá. Nem igual a você. Somos únicos por essência. Segundo, penso na paixão.

Para mim, ser autêntico na vida é ser simples. Cheguei a essa conclusão ao conhecer o Conceito do Porco-Espinho no livro “Good to Great: Empresas feitas para vencer” do Jim Collins, que recomendo. Serve para empresários e empreendedores, eu vi sentido na vida.

good to great jim collins autêntico

Conceito do Porco-Espinho

Este conceito mostra a simplificação para a excelência inspirado na parábola grega de que “a raposa sabe muitas coisas, mas o porco-espinho sabe uma coisa muito importante”. E acontece a partir do profundo entendimento da intersecção entre três círculos:

  1. Aquilo que lhe desperta paixão.
  2. A atividade em que você pode ser o melhor do mundo.
  3. O que aciona o seu motor econômico.

autêntico conceito porco-espinho

Não tem a ver com meta, estratégia ou intenção. É uma compreensão interligada ao seu propósito, sua verdade e a bons valores. Então, quanto mais claro estiver o seu propósito na vida, como pessoa, mais autenticidade transmitirá em tudo que fizer.

Já virou clichê dizer que ao fazer algo com paixão os resultados são consequência, mesmo os financeiros. Concordo plenamente. Porque quando você descobre suas paixões e as atividades em que pode ser o melhor do mundo, não existe espaço para o que não importa, para o que não é relevante. Você atua no presente com coragem, satisfação, engajamento e genuinidade, dá o seu melhor e constrói um futuro digno. Investe seu tempo e energia com bom senso e sabedoria. Atravessa os desafios com serenidade e confiança. Tudo se torna simples e flui.

Uma única ideia, um princípio básico, um conceito que unifica e orienta tudo, uma paixão. Foi assim com Darwin, Einstein, Freud e tantos outros. E pode ser com você.

O caminho para a autenticidade é o caminho do autoconhecimento. Busque apoio se for preciso, mas acredite em si mesmo, dê ouvidos aos seus sentimentos e viva sua essência. O que poderia ser mais autêntico? Garanto que coisas incríveis acontecerão ao se permitir o simples.